Introdução à Contabilidade - Bens, Capital, Patrimônio e Entidade - Blog do Estudante de Atuariais

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Introdução à Contabilidade - Bens, Capital, Patrimônio e Entidade

Patrimônio: é o conjunto de bens, direitos e obrigações.

Bens: são todas as coisas suscetíveis de avaliação em dinheiro e que tem a qualidade de satisfazer a necessidade humana. Podem ser de 2 espécies:

a)Tangíveis (corpóreos, concretos, materiais): são aqueles cuja característica é a própria exitência como coisa. Ex.: equipamento de informática, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, mercadorias, imóveis, benfeitorias, matérias-primas, etc.
b)Intangíveis (incorpóreos, abstratos, imateriais): são aqueles cuja a característica é a inexistência como coisa. Ex.: marcas de indústrias e/ou comércio, fundo de comércio (goodwill), patentes de invenção, despesas de organização pré-operacionais, gastos de reestruturação, etc.

Direitos: são o conjunto de valores que a empresa possui título hábil para cobrá-los, são os créditos a receber de terceiros. Ex.: duplicatas a receber, notas promissórias, cheques.

2 comentários:

  1. Clauder, passei no vestibular da UNIFESP ( Federal de SP)para fazer Ciências Atuariais, seu blog vai ser muito útil , parabéns pela sua iniciativa,irei me matricular na sexta !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela aprovação. A ideia do blog é atender principalmente àqueles alunos entrantes, bixos, que ainda não conhecem os veteranos para pedir auxílio e provas de semestres anteriores. Assina o blog! Boa sorte!

      Excluir