Administração Financeira - Análise e Decisão de Investimentos - Blog do Estudante de Atuariais

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Administração Financeira - Análise e Decisão de Investimentos

1 - Considere três máquinas que fazem serviços idênticos, cujos custos são apresentados a seguir, considerando uma TMA de 10% a.a. Qual é mais viável?


Movida à Energia Elétrica
Movida à Gás
Movida à Energia Solar
Custo de aquisição, $
-2500
-3500
-6000
Custo operacional anual (COA), $
-900
-700
-50
Valor recuperado R, $
200
350
100
Ciclo de vida, em anos
5
5
5




VPL




2 - Um engenheiro de projetos foi designado para implantar um novo escritório em uma cidade onde foi firmado um contrato de 6 anos para a leitura e análise dos níveis de ozônio. Duas opções de arrendamento estão disponíveis, sendo que cada uma tem o custo de aquisição, o custo anual do arrendamento e as estimativas de retorno do depósito apresentadas a seguir.


Localização A
Localização B
Custo de aquisição, $
-15000
-18000
Custo anual do arrendamento, $
-3500
-3100
Retorno do depósito, $
1000
2000
Prazo de arrendamento, em anos
6
9



VPL



  1. Se a TMA é de 15 % a.a, qual opção de arrendamento selecionar?
  2. Se for utilizado o período de estudo de 5 anos e se há expectativa de os retornos do depósito não se alterarem, qual localização deve ser escolhida?
  3. Qual localização deve ser escolhida, considerando um período de estudo de 6 anos, se a estimativa de retorno do depósito na localização B é de R$ 6.000 depois de 6 anos?
3 - Um conglomerado britânico de distribuição de alimentos comprou uma rede de mercearias canadenses por $ 75 milhões há três anos. Houve um prejuízo líquido de $ 10 milhões no fim do ano 1, ano em que passaram a ser proprietários. O fluxo de caixa líquido está aumentando a um gradiente aritmético de $ + 5 milhões por ano, a começar do segundo ano, e espera-se que esse padrão prossiga no futuro previsível. Isso significa que o fluxo de caixa líquido de equilíbrio financeiro foi atingido naquele ano. Devido ao substancial financiamento com capital de terceiros, utilizado para comprar a rede canadense, o quadro de diretores internacionais espera uma TMA de 25 % a.a em qualquer venda.
a ) O conglomerado britânico recebeu, recentemente, uma oferta de $ 159,5 milhões de uma empresa francesa que deseja se instalar no Canadá. Utilize a análise de VF para determinar se a TMA será realizada a esse preço de venda
b ) Se o conglomerado britânico continuar a ser o proprietário da rede, qual preço de venda deve ser obtido no fim de 5 anos para que a TMA possa ser atingida?

4 - O departamento de avaliação de imóveis de um município instalou, recentemente, um novo software pra acompanhar os valores de mercado de prédios residenciais, com a finalidade de fazer cálculos de impostos imobiliários. O gerente quer saber qual é o custo total equivalente a todos os custos que serão incorridos no futuro, a partir do momento em que os três juízes do município concordarem em comprar o sistema de software. Se o novo sistema se destina a ser utilizado em um futuro indefinido encontre o valor equivalente agora e em cada ano, daqui para a frente.
O sistema tem um custo de instalação de $ 150.000 e um custo adicional de $ 50.000 depois de 10 anos. O contrato anual de manutenção do software é de $ 5.000 durante os primeiros 4 anos e $ 8.000 desde então. Além disso, espera-se que haja um importante custo recorrente de atualização no valor de $ 15.000 a cada 13 anos. Suponha que i = 5% a.a, para os fundos municipais.

5 - O quadro de diretores da Halliburton International aprovou, recentemente, um contrato internacional de projetos de construção no valor de $ 18 milhões. Espera-se que os serviços gerem novos fluxos de caixa anuais líquidos de $ 3 milhões. O contrato contém uma cláusula de reembolso potencialmente lucrativa para a Halliburton, no valor de $ 3 milhÕes, a qualquer tempo em que seja rescindido por qualquer uma das partes, durante os seus 10 anos de vigência. (a) Se i = 15%, calcule o período de recuperação. (b) Determine o período de recuperação, sem retorno, e compare-o com a resposta obtida para i = 15%.

6 - Duas peças equivalentes de um equipamento de inspeção da qualidade estão sendo avaliadas para compra pela Square D Electric. Espera-se que a máquina 2 seja suficientemente versátil e tecnologicamente avançada para produzir uma receita líquida mais duradoura do que a máquina 1.


Máquina 1
Máquina 2
Custo de aquisição, $
12000
8000
FCL anual, $
3000
1000 (anos 1-5) e 3000 (anos 6-14)
Vida útil máxima em anos
7
14

Sabe-se que o gerente de qualidade utilizou um retorno de 15% a.a e chegou a conclusão que a máquina 1 tem um período de recuperação mais rápido, de 6,57 anos. Utilize uma análise VP, a 15%, e conclua sobre as diferenças encontradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário