Administração Financeira - Exercícios Resolvidos - Blog do Estudante de Atuariais

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Administração Financeira - Exercícios Resolvidos

1- Como consideramos o imposto de renda no cálculo do custo de uma dívida?
Os juros pagos são dedutíveis para fins de imposto de renda. Os pagamentos aos acionistas, tais como dividendos, não o são, isso significa que o governo cobre uma parte dos juros. Portanto ao calcular a taxa de desconto após os impostos, precisamos distinguir entre custo de capital de terceiros antes e depois do IR. O custo da dívida deve refletir o risco de inadimplência da empresa: quanto mais alto o risco de inadimplência, maior o custo de dívida. O custo de dívida também reflete a vantagem fiscal associada à dívida, visto que os juros são dedutíveis do IR e os fluxos de caixa para as ações não.

2- O que é alavancagem operacional? Alavancagem financeira? E alavancagem conjunta?
A alavancagem operacional é resultado da existência de custos fixos operacionais no que se refere ao fluxo de lucros das empresas, ou seja, utiliza tais custos para aumentar  os efeitos de mudança das vendas sobre o lucro da empresa antes dos juros e do importo de renda. Decorre da existência de custos e despesas operacionais fixas que permanecem inalterados dentro de certos intervalos de flutuação de produção e vendas. Ocorrendo expansão no volume de operações haverá menor carga desses custos sobre cada unidade vendida provocando um acréscimo em maiores proporções no LAJIR. Em outras palavras, diminui o custo por unidade produzida
A alavancagem financeira, nada mais é do que o custo de se produzir um bem, antes que incidam sobre eles os impostos e as obrigações acessórias decorrentes do regime de competência que e o que norteia esse tipo de alavancagem, tendo em vista que a alavancagem financeira pode ser definida como a capacidade de a empresa usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos do acréscimo da LAJI sobre o lucro liquido. Quanto maior o passivo a longo prazo, maior a alavancagem financeira.
A alavancagem conjunta nada mais é do que a combinação das duas anteriores. Uma vez que os juros sobre a dívida de longo prazo são considerados um custo fixo, a alavancagem financeira tende a aumentar quando a alavancagem operacional diminui. Em geral, uma alta alavancagem operacional deveria acompanhar uma alavancagem financeira baixa e vice-versa.


3- Por que é importante pagar dividendos do ponto de vista do investidor e porque seria bom não pagar do ponto de vista do gestor? Como harmonizar estes pontos de vista conflitantes?

Do ponto de vista do investidor o pagamento de dividendos é o retorno e é incorporado à sua renda. Para a empresa pagar dividendos serve para aumentar o valor das ações, e arrecadar mais dinheiro no mercado, contudo tira a capacidade de investimento da empresa em novos projetos. Para atingir o equilíbrio decisão da empresa deve ser embasada no que mais é rentável, aumento das ações, se não há novos empreendimentos previstos, por exemplo, se o momento não é bom, economicamente, para expansão ou lucro com um novo empreendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário