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segunda-feira, 27 de novembro de 2017
terça-feira, 14 de novembro de 2017
quinta-feira, 9 de novembro de 2017
terça-feira, 7 de novembro de 2017
quarta-feira, 6 de setembro de 2017
Exercício Resolvido de Econometria
Um pesquisador está investigando o impacto da publicidade sobre as vendas usando 'crosssection data" de empresas produtoras de bens de lazer. Para cada empresa há dados sobre as vendas, S e despesas com publicidade, A, ambos medidos em unidades apropriadas, para um ano recente. O pesquisador propõe o seguindo o modelo:
S = ß1+ß2A+Us
A = ą1+ą2s+UA1,
em que Us e UA são termos de perturbação. A primeira relação reflete o efeito positivo da publicidade sobre as vendas, e o segundo, o fato de grandes empresas, quando medidas pelas vendas, tendem a gastar mais em publicidade. Faça uma análise matemática do que aconteceria se o pesquisador tentasse ajustar o modelo usando MQO.
Resposta:
S=ß1+ß2A+Us
A = ą1+ą2s+UA1
S e A são endógenas, não podemos utilizar MQO, pois Corr(S,Us)≆0 e Corr(A,UA)≆0. O ajuste do modelo ficaria ineficiente/inconsistente. Para ajustar corretamente, devemos utilizar VI.
S = ß1+ß2A+Us
A = ą1+ą2s+UA1,
em que Us e UA são termos de perturbação. A primeira relação reflete o efeito positivo da publicidade sobre as vendas, e o segundo, o fato de grandes empresas, quando medidas pelas vendas, tendem a gastar mais em publicidade. Faça uma análise matemática do que aconteceria se o pesquisador tentasse ajustar o modelo usando MQO.
Resposta:
S=ß1+ß2A+Us
A = ą1+ą2s+UA1
S e A são endógenas, não podemos utilizar MQO, pois Corr(S,Us)≆0 e Corr(A,UA)≆0. O ajuste do modelo ficaria ineficiente/inconsistente. Para ajustar corretamente, devemos utilizar VI.
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