O Atuário e o Serviço Público - Blog do Estudante de Atuariais

terça-feira, 28 de novembro de 2017

O Atuário e o Serviço Público

Gostaria de relatar-lhes algo que percebi em relação aos concursos públicos/interesse do Atuário/interesse geral/IBA.
1. Sobre Concursos Públicos: está em andamento o Concurso Público para provimento de vagas para o cargo de Auditor do Estado do Rio Grande do Sul, e para não fugir do habitual, tem como requisito o diploma em nível superior para Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Ciências Jurídicas e Sociais, ou seja, não tem possibilidade para Ciências Atuariais. E assim são todos os concursos correlatos. Inclusive, houve um concurso interno na Empresa Pública em que trabalho e também aconteceu situação semelhante.
Percebi que os municípios que criam suas autarquias para gerir as previdências municipais também repetem esse procedimento, qual seja, requisito de entrada, idêntico ao descrito acima.
2. Embora boa arte dos Atuários exerça função privada, há aqueles que desejam entrar ou manter carreira pública – meu caso. Acontece que esta é uma impossibilidade pelas questões relatadas no item 1. É uma questão de mercado, pois, se ele não me abre portas no setor privado, principalmente pelos motivos de idade associada à falta de experiência, a seleção pública não descrimina. O certame, em minha opinião, é o mais íntegro processo seletivo de mão de obra. O que vale é conhecimento e todo o resto é descartado.
3. “O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.” Este é o Atuário. Ele é menos capaz que um Contador ou Administrador? O mercado não demanda mais mão de obra qualificada? Ele (o Atuário) gere riscos.
Destaco algumas atividades do Auditor do Estado: exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das entidades da administração direta e indireta. Quanto ao item Fiscalização contábil, um Bacharel em Direito é mais preparado que um Atuário para analisar balanços? Duvido*!!! (Salvo exceções).
4. Qual a movimentação do IBA em proteger o mercado de trabalho do Atuário? Será que existe um monitoramento neste sentido? Mas o meu boleto chega todo o semestre. Aliás, qual o fundamento da prova de seleção do IBA? O que a prova “prova”? (sic). Alguns fazem não são aprovados e estão no mercado, eu fui e não estou. Aliás, não foi um diferencial como pensei que seria.
Em tempo, se o IBA desejar alguém que monitore os concursos que deveriam prever a possibilidade de entrância para Atuários, eu me coloco à disposição, sem custo, apenas para que a área jurídica do Instituto entre em ação. Espero que o futuro reserve uma maior proteção/projeção àqueles Atuários que não estão inseridos nos círculos de amizade dos integrantes do Instituto, uma vez que o que sobra, é muito pouco.

P.S. Em tempo (2), ao encaminhar o texto acima nos grupos de Atuários tive algumas respostas e o encaminhamento deste ao IBA, portanto, aguardemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário