Análise Econométrica de Série Temporal Sinistralidade Seguro de Vida - DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS - Blog do Estudante de Atuariais

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Análise Econométrica de Série Temporal Sinistralidade Seguro de Vida - DIAGNÓSTICO DE RESÍDUOS


Após estimarmos o modelo, precisamos verificar como os resíduos se comportaram.  

4.1 Teste de Normalidade

Uma maneira de testar a série escolhida, é verificar se além de ruído branco, os resíduos são normalmente distribuídos. Pode-se visualizar isto ou testar a normalidade.  A visualização consiste em estimar a distribuição da série usando-se um ponderador.

Através do teste, obtivemos o seguinte gráfico:



4.2 Teste ARCH-LM

            O teste ARCH-LM identifica sinais de heterocedasticidade condicional. Com os modelos ARCH, estima-se a volatilidade através da variância condicionada, considerando funções lineares e não lineares. Em resumo, admite-se que a volatilidade é endógena à sucessão e, portanto pode ser detectada convenientemente por uma função estocástica dos valores passados da sucessão.
            Utilizamos os resíduos quadráticos do modelo AR com 12 defasagens específicas MA(1) e executamos uma regressão com 3 defasagens dos mesmos, obtendo o seguinte resultado:


Observamos que a Estatística-F apresenta um valor relativamente baixo 0,988213, logo, aceitamos Ho, ou seja, os resíduos ao quadrado defasados são insignificantes. O R2 também possui um valor relativamente baixo (0,000692), sendo ele responsável por medir o quanto os resíduos ao quadrado defasados explicam o resíduo estimado. Logo, aceitamos a hipótese nula de que não há heterocedasticidade.








Correlograma dos resíduos quadrados


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário