Função
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
Legislativa
|
0,15%
|
0,16%
|
0,17%
|
0,18%
|
0,18%
|
0,18%
|
0,18%
|
0,17%
|
Judiciária
e Justiça
|
0,61%
|
0,58%
|
0,62%
|
0,57%
|
0,65%
|
0,61%
|
0,66%
|
0,68%
|
Administração
|
0,56%
|
0,56%
|
0,56%
|
0,43%
|
0,46%
|
0,42%
|
0,43%
|
0,49%
|
Defesa
Nacional
|
0,90%
|
0,91%
|
0,85%
|
0,68%
|
0,70%
|
0,72%
|
0,71%
|
0,76%
|
Segurança
Pública
|
0,19%
|
0,20%
|
0,15%
|
0,14%
|
0,14%
|
0,14%
|
0,15%
|
0,19%
|
Saúde
|
1,72%
|
1,82%
|
1,72%
|
1,60%
|
1,70%
|
1,70%
|
1,70%
|
1,76%
|
Trabalho
|
0,53%
|
0,57%
|
0,57%
|
0,56%
|
0,55%
|
0,59%
|
0,70%
|
0,77%
|
Educação
|
0,90%
|
0,89%
|
0,89%
|
0,84%
|
0,75%
|
0,75%
|
0,74%
|
0,84%
|
Urbanismo
|
0,02%
|
0,04%
|
0,03%
|
0,02%
|
0,06%
|
0,10%
|
0,09%
|
0,17%
|
Ciência
e Tecnologia
|
0,11%
|
0,12%
|
0,10%
|
0,12%
|
0,13%
|
0,15%
|
0,16%
|
0,16%
|
Agricultura
|
0,43%
|
0,42%
|
0,37%
|
0,38%
|
0,39%
|
0,39%
|
0,43%
|
0,44%
|
Organização
Agrária
|
0,09%
|
0,10%
|
0,09%
|
0,08%
|
0,13%
|
0,17%
|
0,18%
|
0,19%
|
Indústria
|
0,03%
|
0,04%
|
0,03%
|
0,03%
|
0,08%
|
0,07%
|
0,09%
|
0,11%
|
Comércio
e Serviços
|
0,16%
|
0,21%
|
0,12%
|
0,12%
|
0,11%
|
0,13%
|
0,12%
|
0,11%
|
Transporte
|
0,28%
|
0,30%
|
0,35%
|
0,18%
|
0,19%
|
0,31%
|
0,30%
|
0,48%
|
Outros
|
0,46%
|
0,44%
|
0,82%
|
0,45%
|
0,26%
|
0,32%
|
0,31%
|
0,44%
|
TOTAL
|
7,12%
|
7,37%
|
7,46%
|
6,38%
|
6,50%
|
6,75%
|
6,95%
|
7,73%
|
Fonte: SIAFI
Uma relação pertinente é a existente entre as despesas por função,
excluída a previdência e assistência, e a receita líquida do tesouro nacional,
conforme a tabela abaixo.
Função
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
Legislativa
|
0,90%
|
0,93%
|
0,93%
|
1,03%
|
0,99%
|
0,94%
|
0,93%
|
0,85%
|
Judiciária
e Justiça
|
3,65%
|
3,35%
|
3,47%
|
3,25%
|
3,55%
|
3,22%
|
3,43%
|
3,37%
|
Administração
|
3,36%
|
3,21%
|
3,10%
|
2,47%
|
2,51%
|
2,25%
|
2,23%
|
2,46%
|
Defesa
Nacional
|
5,42%
|
5,26%
|
4,75%
|
3,87%
|
3,81%
|
3,81%
|
3,69%
|
3,76%
|
Segurança
Pública
|
1,12%
|
1,15%
|
0,83%
|
0,81%
|
0,78%
|
0,75%
|
0,77%
|
0,93%
|
Saúde
|
10,33%
|
10,45%
|
9,57%
|
9,10%
|
9,26%
|
9,02%
|
8,82%
|
8,75%
|
Trabalho
|
3,18%
|
3,29%
|
3,19%
|
3,18%
|
3,01%
|
3,14%
|
3,64%
|
3,82%
|
Educação
|
5,41%
|
5,14%
|
4,98%
|
4,76%
|
4,08%
|
4,00%
|
3,85%
|
4,19%
|
Urbanismo
|
0,10%
|
0,22%
|
0,18%
|
0,11%
|
0,33%
|
0,52%
|
0,47%
|
0,85%
|
Ciência
e Tecnologia
|
0,63%
|
0,70%
|
0,57%
|
0,67%
|
0,73%
|
0,81%
|
0,82%
|
0,82%
|
Agricultura
|
2,59%
|
2,42%
|
2,07%
|
2,18%
|
2,14%
|
2,06%
|
2,20%
|
2,17%
|
Organização
Agrária
|
0,56%
|
0,59%
|
0,52%
|
0,48%
|
0,74%
|
0,89%
|
0,93%
|
0,93%
|
Indústria
|
0,16%
|
0,21%
|
0,16%
|
0,15%
|
0,43%
|
0,37%
|
0,45%
|
0,54%
|
Comércio
e Serviços
|
0,95%
|
1,23%
|
0,69%
|
0,69%
|
0,59%
|
0,70%
|
0,62%
|
0,56%
|
Transporte
|
1,68%
|
1,75%
|
1,94%
|
1,02%
|
1,03%
|
1,66%
|
1,53%
|
2,37%
|
Outros
|
2,75%
|
2,55%
|
4,56%
|
2,55%
|
1,43%
|
1,70%
|
1,60%
|
2,18%
|
TOTAL
|
42,78%
|
42,45%
|
41,50%
|
36,32%
|
35,42%
|
35,84%
|
35,99%
|
38,56%
|
Fonte: SIAFI
Observa-se queda das despesas, excetuando-se previdência e assistência e
encargos especiais, em relação à receita líquida total. Saúde e educação
representam as maiores quedas.
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
Despesas
- Tesouro (s/ transferências)
|
62,33%
|
62,92%
|
62,30%
|
58,42%
|
58,49%
|
58,02%
|
58,24%
|
58,88%
|
Despesas
- Previdência
|
37,67%
|
37,08%
|
37,70%
|
41,58%
|
41,00%
|
41,50%
|
41,33%
|
40,68%
|
Total
|
100,00%
|
100,00%
|
100,00%
|
100,00%
|
99,49%
|
99,52%
|
99,57%
|
99,57%
|
Fonte:
Banco Central do Brasil
A tabela acima, que descreve a participação das despesas da previdência e
do tesouro no total, confirma que as despesas de previdência cresceram em
relação às despesas totais, enquanto as despesas do tesouro, à exceção de
encargos e transferências, perderam participação. É importante ressaltar que
esta tabela difere das tabelas acima, no sentido de que o critério empregado na
última é por setor, isto é, enquanto nesta última se analisa o quanto
previdência e tesouro gastaram, nas anteriores se analisou o quanto foi gasto
em previdência pelos dois setores.
%PIB
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
Despesas
- Tesouro (s/ transferências)
|
9,23%
|
9,82%
|
9,84%
|
8,85%
|
9,24%
|
9,51%
|
10,00%
|
10,48%
|
Despesas
- Previdência
|
5,58%
|
5,78%
|
5,96%
|
6,30%
|
6,48%
|
6,80%
|
7,10%
|
7,24%
|
Despesa
Total
|
14,81%
|
15,60%
|
15,80%
|
15,16%
|
15,80%
|
16,39%
|
17,17%
|
17,80%
|
Fonte: Banco Central do
Brasil
Em percentual do PIB – tabela acima, nota-se crescimento das despesas
totais, principalmente por elevação das despesas da previdência, embora as
despesas do tesouro tenham crescido.
%RLT
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
Despesas
- Tesouro (s/ transferências)
|
55,46%
|
56,50%
|
54,74%
|
50,39%
|
50,38%
|
50,47%
|
51,80%
|
52,25%
|
Despesas
- Previdência
|
33,52%
|
33,30%
|
33,13%
|
35,87%
|
35,31%
|
36,10%
|
36,76%
|
36,10%
|
Despesa
Total
|
88,99%
|
89,80%
|
87,86%
|
86,26%
|
86,13%
|
86,99%
|
88,94%
|
88,73%
|
Fonte: Banco Central do
Brasil
Como fração da receita líquida total – tabela acima, nota-se a elevação
das despesas da previdência e queda das despesas do tesouro.
Resultado do Governo Central:
Observa-se na
tabela abaixo a poupança corrente da União.
%
PIB
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
RECEITAS
CORRENTES
|
21,41%
|
22,23%
|
23,21%
|
22,62%
|
23,21%
|
24,56%
|
25,04%
|
25,75%
|
DESPESAS
CORRENTES
|
21,20%
|
22,56%
|
22,94%
|
22,58%
|
22,65%
|
24,15%
|
27,03%
|
26,48%
|
POUPANÇA
CORRENTE
|
0,21%
|
-0,33%
|
0,27%
|
0,03%
|
0,56%
|
0,41%
|
-2,00%
|
-0,73%
|
Fonte: SIAFI
Até 2005, com exceção de 2001,
a União tinha poupanças correntes positivas; entretanto,
2006 e 2007 foram anos de despoupança para a União. A tabela abaixo representa
as despesas correntes em relação à receita corrente.
%RC
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
DESPESAS
CORRENTES
|
99,00%
|
101,49%
|
98,83%
|
99,86%
|
97,59%
|
98,33%
|
107,97%
|
102,82%
|
Pessoal
e Encargos Sociais
|
23,06%
|
22,61%
|
21,87%
|
20,54%
|
19,85%
|
17,84%
|
18,33%
|
17,88%
|
Juros
e Encargos da Dívida
|
15,38%
|
18,25%
|
16,11%
|
17,09%
|
16,51%
|
17,04%
|
25,88%
|
21,30%
|
Outras
Despesas Correntes
|
60,56%
|
60,63%
|
60,86%
|
62,23%
|
61,23%
|
63,46%
|
63,77%
|
63,64%
|
Transferências a Estados, DF e Municípios
|
20,42%
|
20,68%
|
21,44%
|
20,86%
|
20,49%
|
22,32%
|
21,72%
|
21,91%
|
Benefícios Previdenciários²
|
25,63%
|
25,87%
|
25,53%
|
28,22%
|
27,29%
|
27,02%
|
27,69%
|
26,97%
|
Demais
Despesas Correntes
|
14,51%
|
14,08%
|
13,88%
|
13,15%
|
13,45%
|
14,11%
|
14,35%
|
14,76%
|
Através da tabela acima, consegue-se identificar que a razão das
poupanças correntes negativas foi a elevação dos juros e encargos em relação à
receita corrente.
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
RESULTADO PRIMÁRIO GOVERNO CENTRAL
|
1,79%
|
1,72%
|
2,13%
|
2,31%
|
2,54%
|
2,45%
|
2,13%
|
2,26%
|
Tesouro Nacional
|
2,69%
|
2,76%
|
3,33%
|
3,88%
|
4,21%
|
4,21%
|
3,95%
|
4,04%
|
Previdência Social
|
-0,85%
|
-0,99%
|
-1,15%
|
-1,55%
|
-1,65%
|
-1,75%
|
-1,80%
|
-1,75%
|
Banco Central
|
-0,04%
|
-0,05%
|
-0,05%
|
-0,01%
|
-0,02%
|
-0,01%
|
-0,01%
|
-0,03%
|
Fonte: Banco Central do
Brasil
A tabela acima descreve o resultado primário do governo central antes de
ajustes metodológicos e estatísticos, em relação ao PIB. Pode-se concluir que o
superávit do tesouro cobre o déficit da previdência, e é responsável pela
manutenção superávit primário do governo central. O déficit da previdência é
crescente, embora o crescimento do superávit do tesouro tenha sido maior no
período.
|
2000
|
2001
|
2002
|
2003
|
2004
|
2005
|
2006
|
2007
|
RESULTADO PRIMÁRIO GOVERNO CENTRAL
|
1,79%
|
1,72%
|
2,13%
|
2,31%
|
2,54%
|
2,45%
|
2,13%
|
2,26%
|
AJUSTE METODOLÓGICO
|
NA
|
NA
|
NA
|
NA
|
0,14%
|
0,11%
|
0,11%
|
0,07%
|
DISCREPÂNCIA ESTATÍSTICA
|
-0,06%
|
-0,03%
|
0,03%
|
-0,03%
|
0,02%
|
0,03%
|
-0,04%
|
-0,01%
|
RESULTADO PRIMÁRIO DO GOVERNO CENTRAL
|
1,73%
|
1,69%
|
2,16%
|
2,28%
|
2,70%
|
2,60%
|
2,20%
|
2,32%
|
JUROS NOMINAIS
|
-4,66%
|
-5,10%
|
-8,03%
|
-4,60%
|
-3,92%
|
-5,80%
|
-5,30%
|
-4,56%
|
RESULTADO NOMINAL DO GOVERNO CENTRAL
|
-2,93%
|
-3,41%
|
-5,87%
|
-2,32%
|
-1,22%
|
-3,20%
|
-3,10%
|
-2,23%
|
Fonte:
Banco Central do Brasil
Apesar dos superávits primários, o governo central apresenta déficits
nominais ao longo da totalidade do período analisado, devido aos juros,
conforme se pode observar na tabela de resultado do governo em relação ao PIB
acima. O déficit apresentou queda, apesar de 2004 ter sido um ano de déficit
nominal mínimo.
Sendo assim, pode-se afirmar que o governo central tem necessidade de
financiamento para pagamento do serviço de sua dívida.
Ressalta-se que este resultado é “abaixo da linha”, e a discrepância
estatística corrige os dados da secretaria do tesouro nacional para que
respeitem os dados do Banco Central. O ajuste metodológico é a respeito de
contratos com Itaipu Binacional.
CONCLUSÃO
Através dos
dados e análises contidos no corpo deste trabalho, é perceptível que os
déficits do governo central são constantes e, sendo assim, há necessidade de
financiamento. A análise das despesas demonstra que as despesas com previdência
e encargos consomem grande parte da receita do governo, que quase não tem
alternativa de redução de gastos representativos. Sendo assim, a receita é alta,
por isso a alta carga fiscal. Apesar
deste trabalho não ser suficiente para analisarmos a eficiência do gasto
público, fica claro que alguns gastos, como previdência, são elevados para o
retorno do serviço. Isto é, um avanço de dados e análises poderá remeter a uma
análise profunda da eficiência das políticas de gasto público, e das razões
para tão baixo retorno para as despesas analisadas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Banco Central do Brasil
(www.bcb.gov.br)
- Governo Federal (www.brasil.gov.br)
- Secretaria do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br)
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (www.ibge.gov.br)
- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (www.ipea.gov.br)
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