Administração Financeira - Alavancagem - Exercícios Resolvidos - Blog do Estudante de Atuariais

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Administração Financeira - Alavancagem - Exercícios Resolvidos

O que é alavancagem operacional? Alavancagem financeira? E alavancagem conjunta?
A alavancagem financeira, nada mais é do que o custo de se produzir um bem, antes que incidam sobre eles os impostos e as obrigações acessórias decorrentes do regime de competência que e o que norteia esse tipo de alavancagem, tendo em vista que.
A alavancagem financeira pode ser definida como a capacidade de a empresa usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos do acréscimo da LAJI sobre o lucro liquido. (ROBERTO BRAGA,2002)
A alavancagem operacional é resultado da existência de custos fixos operacionais no que se refere ao fluxo de lucros das empresas, ou seja, utiliza tais custos para aumentar os efeitos de mudança das vendas sobre o lucro da empresa antes dos juros e do importo de renda.
A alavancagem operacional, decorre da existência de custos e despesa operacionais fixas que permanecem inalterados dentro de certos intervalos de flutuação de produção e vendas. Ocorrendo expansão no volume de operações haverá menor carga desses custos sobre cada unidade vendida provocando um acréscimo em maiores proporções no LAJIR .(ROBERTO BRAGA, 2002).



Quais são os maiores riscos operacionais e financeiros quando tomo alavancagem operacional e financeira?
O risco operacional (relação entre o impacto no lucro operacional em decorrência de variações nas vendas) é afetado pela aceitação e a forma de financiamento de um investimento. Na medida em que um projeto tem um grau de risco superior à média dos demais, os financiadores provavelmente aumentam o custo do financiamento de forma a agregar um prêmio de risco. Então, as empresas procuram obter alavancagem operacional sempre que os seus custos fixos precisam ser cobertos pela ampliação da produção e, consequentemente, das receitas provenientes das vendas. De forma geral, os projetos de alavancagem visam à aquisição de ativos imobilizados que aumentem o volume produzido e resulte em receitas mais do que suficientes para cobrir todos os custos fixos e variáveis.
Risco financeiro, medido pela relação entre as variações no lucro operacional e no lucro por ação ou cotas, também é afetado pela composição da estrutura de capital utilizada pela empresa. Na medida em que financiamentos de custo fixo (fixo em reais ou em uma moeda qualquer utilizada como indexador, dólar, IGP, TJLP, etc) como, por exemplo, debêntures e financiamentos de longo prazo são utilizados, aumentam os custos financeiros da empresa e por extensão, o risco financeiro.
Portanto, a alavancagem financeira embora ela possa ser benéfica num período cíclico de expansão, poderá ser danosa numa fase cíclica de contração. Via de regra quanto maior a dívida, maior o grau de alavancagem financeira da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário