Administração Financeira - Lista de Exercícios com respostas - Blog do Estudante de Atuariais

quinta-feira, 21 de março de 2019

Administração Financeira - Lista de Exercícios com respostas

O que é a política de dividendos?

Por que é importante pagar dividendos?

Quando devo pagar dividendos?

O que é alavancagem operacional? Alavancagem financeira? E alavancagem conjunta?
A alavancagem financeira, nada mais é do que o custo de se produzir um bem, antes que incidam sobre eles os impostos e as obrigações acessórias decorrentes do regime de competência que e o que norteia esse tipo de alavancagem, tendo em vista que.
A alavancagem financeira pode ser definida como a capacidade de a empresa usar encargos financeiros fixos para maximizar os efeitos do acréscimo da LAJI sobre o lucro liquido. (ROBERTO BRAGA,2002)
A alavancagem operacional é resultado da existência de custos fixos operacionais no que se refere ao fluxo de lucros das empresas, ou seja, utiliza tais custos para aumentar os efeitos de mudança das vendas sobre o lucro da empresa antes dos juros e do importo de renda.
A alavancagem operacional, decorre da existência de custos e despesa operacionais fixas que permanecem inalterados dentro de certos intervalos de flutuação de produção e vendas. Ocorrendo expansão no volume de operações haverá menor carga desses custos sobre cada unidade vendida provocando um acréscimo em maiores proporções no LAJIR .(ROBERTO BRAGA, 2002).

Quais são os maiores riscos operacionais e financeiros quando tomo alavancagem operacional e financeira?
O risco operacional (relação entre o impacto no lucro operacional em decorrência de variações nas vendas) é afetado pela aceitação e a forma de financiamento de um investimento. Na medida em que um projeto tem um grau de risco superior à média dos demais, os financiadores provavelmente aumentam o custo do financiamento de forma a agregar um prêmio de risco. Então, as empresas procuram obter alavancagem operacional sempre que os seus custos fixos precisam ser cobertos pela ampliação da produção e, consequentemente, das receitas provenientes das vendas. De forma geral, os projetos de alavancagem visam à aquisição de ativos imobilizados que aumentem o volume produzido e resulte em receitas mais do que suficientes para cobrir todos os custos fixos e variáveis.
Risco financeiro, medido pela relação entre as variações no lucro operacional e no lucro por ação ou cotas, também é afetado pela composição da estrutura de capital utilizada pela empresa. Na medida em que financiamentos de custo fixo (fixo em reais ou em uma moeda qualquer utilizada como indexador, dólar, IGP, TJLP, etc) como, por exemplo, debêntures e financiamentos de longo prazo são utilizados, aumentam os custos financeiros da empresa e por extensão, o risco financeiro.
Portanto, a alavancagem financeira embora ela possa ser benéfica num período cíclico de expansão, poderá ser danosa numa fase cíclica de contração. Via de regra quanto maior a dívida, maior o grau de alavancagem financeira da empresa.

Como trabalhar em uma faixa aceitável de risco quando decido os níveis desejados de alavancagem operacional e financeira na minha empresa?

Leia o Capítulo 9 do Livro do ROSS/WETERFIELD/JORDAN


Quais são os fluxos de caixa associados a uma obrigação emitida por uma empresa?
Os fluxos de caixa seriam os juros, pois o tomador pagará ps juros a cada período, esses juros são denominados cupons. As ações entram no fluxo de caixa como dividendos. Ainda temos o valor de face, tx. de cupom e a data de vencimento.

Como determino o valor de negociação Ed uma obrigação emitida por uma empresa e que possui um cupom a ser recebido semestralmente até o final quando o principal também é pago?
Podemos determinar trazendo a valor presente o valor dos cupons e o valor do principal.
Fórmula: C*[1-1/(1+r)^T]/r + F/(1+r)^T

Qual é a influência que uma empresa de rating pode ter sobre o valor de uma obrigação quando ela emite um parecer melhorando o rating? E quando piorando o rating?
Uma empresa que possui um rating considerado bom é vista como uma empresa de credibilidade, ou seja, boa pagadora. Assim sendo "boa pagadora" a taxa de juros diminuiria e ao contrário se fosse inadimplente, fazendo com que o valor da obrigação também diminuísse, pois estaríamos lidando com pouco risco de a empresa não pagar.
  10.5 a) Que é um mercado eficiente?
R. Mesmo que os valores de mercado de ações e obrigações oscilem bastante de um ano para outro, as informações disponíveis são suficientes, ou melhor, são eficientes para a precificação das ações. Não obstante, cada informação nova que chega ao mercado reavaliam os ativos, desta forma, não há motivos para crer que os preços praticados estão muito baixos ou elevados.

10.5 b) Quais são as formas de eficiência do mercado?
R. 1ª) Eficiência na forma forte: indica que todas as informações estão refletidas no valor da ação. O problema é se existir informações confidenciais, estas não estarão refletidas no preço.
2ª) Eficiência semiforte: todas as informações estão refletidas no preço da ação, não há qualquer motivo para a análise das demonstrções financeiras.
3ª) Eficiência na forma fraca: existe a tentativa de estudar o valor atual da ação pelo seu histórico. Pode ser realizada através de regressão linear. O problema consiste em saber se eslas estão, no seu histórico, precificadas corretamente.

6
Finanças de Curto Prazo ( Indicadores e Balanços )
7
Finanças de Curto Prazo ( Indicadores e Balanços )
8
Tomada de decisões de investimento
9
Tomada de decisões de investimento (cap. 9 Ross)
10
Tomada de decisões de investimento
11
Risco e retorno (cap. 10 Ross)
12
Risco e retorno (cap 11 Ross)
13
Risco e retorno
14
Prova Parte inicial até a aula 13
15
Avaliação de Ações
16
Avaliação de Ações
17
Custo de capital (cap 12 Ross)
18
Custo de capital
19
Custo de capital
20
Alavancagem e estrutura de capital (cap 14 Ross)
21
Alavancagem e estrutura de capital
22
Alavancagem e estrutura de capital
23
Dividendos e política de dividendos (cap 15 Ross)
24
Dividendos e política de dividendos

Nenhum comentário:

Postar um comentário