1. Déficit fiscal
1.1.
Apuração do resultado das contas públicas
a)
Forma de apresentação
a.1. “Acima” ou “abaixo” da linha:
Receitas
-
Despesas “Acima
da linha”
= Necessidades
de financiamento “Abaixo
da linha”
Eventuais
diferenças entre as duas formas: conta de ajuste “acima da linha”, pela rubrica
de “erros e omissões”.
a.2. Tipos de
resultados
Primário
|
Contraposição apenas das
receitas e despesas não-financeiras.
|
Operacional
|
Considera, além disso, os juros
reais (a correção monetária ou cambial é considerada parte do principal)
|
Nominal
|
Considera também a correção
monetária/cambial
|
b)
Características das medidas
Medida
|
Universo (níveis de governo)
|
Abrangência
|
Regime contábil
|
Critério de apuração
|
Poupança corrente do governo
|
União, Estados e Municípios
|
Empresas estatais no setor
privado
|
Competência (fluxo)
|
“Acima da linha”
|
Necessidades de Financiamento
do Setor Público - NFSP
|
Idem
|
Inclusive as empresas estatais, exceto as do setor
financeiro
|
Caixa (fluxo)
|
“Abaixo da linha”
|
Dívida líquida do setor público
(cuja variação equivale às NFSP)*
|
Idem
|
Inclusive as empresas estatais,
exceto as do setor financeiro
|
Saldo de fim de período
(estoque)
|
Sua variação: “abaixo da linha”
|
Déficit orçamentário
|
Por unidade de governo (cada
município)
|
Administração direta (inclusive
autarquias e fundações)
|
Receitas - caixa e despesas
-competência (fluxos)
|
“Acima da linha”
|
Nota: * O limite para o
endividamento público (vide abaixo), toma como medida do Resultado Nominal a
“diferença entre o saldo da dívida fiscal líquida no período de referência e o
saldo da dívida fiscal líquida no período anterior ao de referência”.
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