ESTRUTURA DE DESEMPENHO DAS FINANÇAS DA UNIÃO - INTRODUÇÃO - Blog do Estudante de Atuariais

sexta-feira, 24 de maio de 2019

ESTRUTURA DE DESEMPENHO DAS FINANÇAS DA UNIÃO - INTRODUÇÃO


O atual momento brasileiro, de cobranças da população e de diversas manifestações, exige uma maior preocupação com a inclusão da sociedade na administração pública, quer seja pelo acompanhamento dos investimentos ou pela prestação de contas do poder público. O acesso à informação é ferramenta essencial para o desenvolvimento da accountability, mas quando se trata de governo eletrônico no Brasil, os resultados não são muito animadores quando comparados à experiência internacional; esse cenário ainda está sendo construído na sociedade brasileira.
O Brasil possui um histórico conservador e autoritário e está convergindo para uma nova realidade, pois a implementação das tecnologias de informação e comunicação depende de todo um desenvolvimento histórico e do balanço de forças políticas efetivas na sociedade, não ficando limitado apenas a temas tecnológicos.
Nem todos os estados e municípios brasileiros possuem recursos tecnológicos adequados em seus portais de transparência, mas a maioria [dos estados] já evoluiu bastante nesse quesito. Falta, no geral, uma inclinação verdadeira para implantação de mecanismos de accountability e participação, um problema de cultura política.
O presente trabalho não tratará especificamente sobre a accountability, mas analisará dados disponibilizados pela União à população e terá o objetivo de trazer conclusões sobre as receitas e despesas entre os anos de 2002 a 2012; trará resultados que podem ser extraídos de dados que são de acesso livre à população.
Analisar-se-á a estrutura e o desempenho das finanças públicas da União através de indicadores de finanças, dados socioeconômicos e dados estatísticos; análises verticais e horizontais, e gráficos.
Por que analisar a estrutura de desmpenho das finanças da União?
“Avaliar um desempenho significa julgá-lo ou atribuir-lhe um conceito diante de expectativas preestabelecidas”. (Catelli, 1999).
Uma vez que as finanças públicas abrangem a captação de recursos pelo Estado, sua gestão e seus gastos, é importante saber se os valores arrecadados conseguem atender às necessidades da coletividade e do próprio Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário