Déficit e Dívida Pública - Déficit fiscal - Blog do Estudante de Atuariais

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Déficit e Dívida Pública - Déficit fiscal


1. Déficit fiscal

1.1. Apuração do resultado das contas públicas

a)      Forma de apresentação

a.1. “Acima” ou “abaixo” da linha:

Receitas
-          Despesas                                                              “Acima da linha”

= Necessidades de financiamento                             “Abaixo da linha”

Eventuais diferenças entre as duas formas: conta de ajuste “acima da linha”, pela rubrica de “erros e omissões”.

a.2. Tipos de resultados

Primário
Contraposição apenas das receitas e despesas não-financeiras.
Operacional
Considera, além disso, os juros reais (a correção monetária ou cambial é considerada parte do principal)
Nominal
Considera também a correção monetária/cambial






b)      Características das medidas

Medida
Universo (níveis de governo)
Abrangência
Regime contábil
Critério  de apuração
Poupança corrente do governo
União, Estados e Municípios
Empresas estatais no setor privado
Competência (fluxo)
“Acima da linha”
Necessidades de Financiamento do Setor Público - NFSP
Idem
Inclusive  as empresas estatais, exceto as do setor financeiro
Caixa (fluxo)
“Abaixo da linha”
Dívida líquida do setor público (cuja variação equivale às NFSP)*
Idem
Inclusive as empresas estatais, exceto as do setor financeiro
Saldo de fim de período (estoque)
Sua variação: “abaixo da linha”
Déficit orçamentário
Por unidade de governo (cada município)
Administração direta (inclusive autarquias e fundações)
Receitas - caixa e despesas -competência  (fluxos)
“Acima da linha”
Nota: * O limite para o endividamento público (vide abaixo), toma como medida do Resultado Nominal a “diferença entre o saldo da dívida fiscal líquida no período de referência e o saldo da dívida fiscal líquida no período anterior ao de referência”.

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