“O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso
quer a mulher: o jogo mais perigoso” (Friedrich Nietzsche).
ANEXO I - REGULAMENTO
1. OBJETIVO
O presente Controle Técnico tem por objetivo definir os parâmetros de premiação,
limite máximo e mínimo de apostas dos jogos comercializados pela Alegria S/A. É primordial utilizar uma
metodologia de controle eficiente para que se possa chegar a resultados
consistentes, uma vez que, caso a realidade não confirme o que foi calculado,
há grandes chances de insuficiência do caixa.
Este documento buscará apresentar
metodologias de cálculo para mensuração do risco, as modalidades de jogo que a
Casa de apostas oferece e as orientações e controles recomendados para que a
casa continue operando com a lucratividade esperada.
Também deverá definir os parâmetros de
um Plano de Apostas que garanta a
remuneração ao apostador caso ocorra a sua vitória na modalidade de jogo e no
tipo de aposta escolhida por este.
2. DEFINIÇÕES
Para
efeito desta Nota Técnica, considera-se:
APOSTA: aporte financeiro efetuado pela
cliente, dando-lhe o direto de concorrer às remunerações previstas nesse
Regulamento;
NÚMEROS CANTADOS: Números sorteados no bingo, declarado
a todos os participantes para que estes possam preencher em suas cartelas.
CARTELA: Cartão contendo 20 números, utilizado
para jogar uma rodada de bingo. Após o final da rodada será necessário adquirir
pelo menos uma cartela para continuar jogando.
CROUPIER: é alguém nomeado em um jogo de mesa
para auxiliar na condução deste, especialmente na distribuição de apostas e
pagamentos;
PREMIAÇÃO: é o valor que a Casa de Apostas deverá
pagar ao cliente quando da ocorrência de vitória nas modalidades de jogos
previstas nesse Regulamento.
3. MODALIDADES
A Alegria S/A oferece aos seus
apostadores três modalidades de jogos, quais sejam: Bingo, Dados e Roleta.
3.1 Bingo
O jogo de bingo de 90 bolas é conhecido
como Bingo do Reino Unido ou Jogo de Bingo Britânico. A cartela de bingo de 90
bolas tem 3 (três) linhas, cada uma com 5 (cinco) números e 5 (cinco) espaços
em branco, e 9 (nove) colunas.
A "faixa" abrange todos os
números entre 1 (um) e 90 (noventa) e
apenas uma vez. Portanto, para cada bola chamada, um número pode ser marcado em
qualquer um dos bilhetes.
Há 2 (dois) vencedores em cada jogo; 1
(uma) linha e Full House, ou Bingo. Um jogador pode ganhar mais de uma vez em
um único jogo. O primeiro jogador que marca todos os números da primeira linha
da sua cartela ganha o prêmio de uma linha. O primeiro jogador que marca
todos os números em sua cartela ganha o prêmio Full House ou Bingo. Assim que
um jogador grita bingo com um Full House, o bingo de 90 (noventa) bolas
termina. O vencedor será aquele que completar seu cartão primeiro e tocar a
campainha disponível ao lado da mesa. Se houver mais de um jogador
reivindicando vitória, então o prêmio é dividido igualmente entre eles.
Os números são sorteados por um globo
que contém as 90 bolinhas numeradas sequencialmente. Serão utilizadas neste
jogo no máximo 800 cartelas.
O número máximo de participantes é 200
pessoas por rodada, devido ao espaço físico destinado ao jogo, sendo que cada
participante pode adquirir até 04 cartelas para jogar. Este número foi
arbitrado pela média de mercado, já que é difícil para uma mesma pessoa
controlar mais de 04 cartelas ao mesmo tempo. Sendo assim, caso algum jogador
deseje adquirir mais cartelas, poderá ser concedida a quantidade que ele
quiser, já que não há problemas técnicos envolvidos.
A casa estudará a implantação de
computadores com softwares inovadores de bingo disponíveis hoje em dia, estes computadores
farão a verificação das bolas chamadas, a marcação dos cartões e controlarão os
ganhos dos jogadores.
Estes computadores deverão ser auditados
para que mantenham seu processo randômico afim de não direcionar os ganhos e
manter o equilíbrio aleatório do jogo.
I. MATERIAL UTILIZADO
Serão utilizadas neste jogo no máximo
800 cartelas, de forma retangular, contendo 20 números aleatoriamente
distribuídos. Os números estarão entre 01 e 90, conforme modalidade tradicional
britânica adotada por esta casa de jogos. Para preenchimento dos números
sorteados na cartela serão disponibilizadas canetas específicas para tal, de
diversas cores, atóxicas e de esponja marcadora de sete milímetros.
Para sorteio dos números será utilizado
um globo feito de aros de ferro cromados, de 35 x 24 cm de medida. As bolinhas
são feitas de plásticos, com três centímetros de diâmetro, numerada
sequencialmente de 01 a 90. Haverá um telão informando os números que já foram
cantados e mesas e cadeiras para os participantes.
II. NÚMERO DE PARTICIPANTES
O número máximo de participantes é 200
pessoas por rodada, sendo que cada participante pode adquirir até 04 cartelas
para jogar. Não é permitida a entrada de acompanhantes.
III. PROCEDIMENTOS INICIAIS
Todos os jogadores deverão estar com as cartelas
em cima das mesas antes de iniciar o jogo. Após entrada de todos os
participantes, soará a campainha dando início aos sorteios. A partir daí, novos
participantes terão de aguardar a próxima rodada para entrar no jogo.
IV. RESULTADO
Haverá 02 vencedores em cada rodada. O
primeiro participante que completar a “linha” composta de 05 números de
qualquer uma de suas cartelas e tocar a campainha disponível ao lado da mesa.
Após isso, o primeiro participante que completar a cartela composta por 20
números e tocar a campainha disponível ao lado da mesa será o vencedor do maio
prêmio. O participante vencedor da “linha” continua no jogo e tem a
possibilidade de ganhar novamente.
V. PROCEDIMENTOS DO JOGO
O primeiro participante a receber o
prêmio será aquele que completar uma linha de qualquer uma de suas cartelas.
Após conferência dos números, o participante receberá um comprovante que lhe dá
direito ao recebimento do prêmio por “Linha”. Após isso, o jogo continua,
incluindo o participante que venceu a linha. O vencedor será aquele que
completar seu cartão primeiro e tocar a campainha disponível ao lado da mesa.
VI. PREMIAÇÃO
Os prêmios serão definidos pela casa de
jogos previamente a cada rodada que se iniciar, podendo haver alteração no seu
valor ou proporção. A única regra é que o valor a ser recebido pelo
participante que fizer o “bingo” será no mínimo o dobro que o recebido pelo
participante que fizer a “linha”.
VII. VALORES MÍNIMOS E MÁXIMOS DAS APOSTAS
Para participar do jogo, o participante
terá de adquirir pelo menos uma cartela, pelo preço fixo estipulado pela casa
de jogo. Por outro lado, cada participante poderá adquirir no máximo 04
cartelas por rodada de jogo.
3.2 Jogo de Dados
O objetivo do jogo é obter soma igual ou
menor que 20 (vinte) ao jogar 15 (quinze) dados simultaneamente. Os dados
utilizados para este jogo serão os clássicos, com 6 (seis) lados, sendo que a
soma de suas faces opostas deva ser 7 (sete), e fabricados em acetato de
celulose. Os dados serão embaralhados manualmente em um receptáculo de couro
cru, pelo apostador, e só poderão ser lançados por este. Caso o vértice que
representa a altura do dado não estiver formando um ângulo de 90° (lançamento
quebrado) com a mesa de apostas, o lançamento será considerado nulo, devendo
ser lançados todos os dados novamente. A partir do momento em que os dados
param de rolar, é somado o valor encontrado nas faces que estiverem viradas
para cima.
Trata-se de um jogo individual, ou seja,
apenas um participante por jogo.
I. MATERIAL UTILIZADO
Serão utilizados neste jogo 15 (quinze)
dados de idêntica forma geométrica (1,5 cm2 por face). Todos os dados possuem
seis faces, numeradas de 01 (um) a 06 (seis). Os dados possuem a cor vermelha,
sendo os números desenhados em preto. Quando do jogo, serão lançados em uma mesa,
com superfície de 1,5m2.
II. NÚMERO DE PARTICIPANTES
Trata-se de um jogo individual, ou seja,
apenas um participante por jogo.
III. PROCEDIMENTOS INICIAIS
Todos os jogadores utilizam no jogo os
quinze dados fornecidos pela Casa de jogos. Estes só poderão ser substituídos
se comprovado alguma irregularidade, como o prevalecimento de algum número
sobre os demais.
Os dados serão embaralhados manualmente
em um receptáculo de couro cru, pelo apostador, e só poderão ser lançados por
este.
Caso o vértice que representa a altura
do dado não estiver formando um ângulo de 90° com a mesa de apostas, o
lançamento será considerado nulo, devendo ser lançados todos os dados,
novamente.
IV. RESULTADO
Para efeitos de resultado, será
considerado como obtido pelo jogador o número da face que estiver virada para
cima, ou seja, paralelamente com a mesa de apostas.
V. OPORTUNIDADES DE APOSTAS
Para o jogador é oferecida apenas a
seguinte opção de aposta: o jogador recebe 15 (quinze) dados de idêntica forma
geométrica. O jogo é constituído de uma única etapa, onde o jogador lança os
quinze dados ao mesmo tempo. A partir do momento em que estes param de rolar, é
somado o valor encontrado nas faces superiores (àquelas viradas para cima). Se
o resultado da soma for igual ou menor que 20 (vinte), o jogador será o
vencedor.
VI. PROCEDIMENTOS DO JOGO
O jogo de dados possuirá duas fases: na
primeira, ocorre o lançamento dos dados por parte do apostador. Na segunda, a
confirmação da validade da jogada por parte da banca, e posterior conferência
de enquadramento no objetivo do jogo.
VII. PREMIAÇÃO
O valor do prêmio será o valor da aposta
multiplicado pelo respectivo fator de premiação. No caso do jogo de dados, ao
jogador que ganhe, será pago o valor da aposta multiplicado pelo fator de
multiplicação.
Na ocorrência de vitória no jogo, o
vencedor deverá dirigir-se ao caixa da sede, acompanhado do croupier para
receber o seu prêmio. Se o valor a receber for inferior a R$ 5.000,00, o
pagamento será feito em espécie. Caso o valor seja maior do que esta quantia,
será pago através de cheque nominal.
3.3 Bacará
Neste jogo é utilizado um baralho
composto por 52 (cinquenta e duas) cartas, sem os coringas. O baralho é
separado em 4 (quatro) naipes, sendo 13 (treze) cartas de cada naipe. Cada
figura (número) da carta possui um valor de pontuação, conformo exposto na
tabela abaixo:
Esta
modalidade de jogo será realizada em recinto separado e será permitida a
entrada neste ambiente apenas os apostadores, ou seja, não haverá expectadores.
I. MATERIAL UTILIZADO
Neste
jogo é utilizado um baralho composto por 52 (cinquenta e duas) cartas, sem os
coringas. O baralho é separado em 4 (quatro) naipes, sendo 13 (treze) cartas de
cada naipe. As cartas são fabricadas em plástico com dimensão de 57 x 89mm.
II. NÚMERO DE PARTICIPANTES
Trata-se
de um jogo individual, ou seja, apenas um participante por jogo.
III. PROCEDIMENTOS INICIAIS
São
distribuídas duas cartas ao jogador e duas cartas para a banca, uma a uma. Cabe
salientar que o apostador não participa do jogo de cartas, ele apenas assiste e
aposta se o jogo será vencido pela banca, pelo jogador ou se dará empate.
IV. RESULTADO
O
objetivo do jogo é ter na mão duas cartas cujo valor da soma atinja 9 (nove).
Caso nem a banca nem o jogador tenham uma mão que some 9 (nove), a casa de
jogos fica com o valor das apostas.
V. OPORTUNIDADES DE APOSTAS
Caso
ocorra vitória da banca (a banca some nove com as duas cartas), vitória do
jogador (o jogador some nove com as duas cartas) ou empate (a banca e o jogador
somem nove com as duas cartas), o apostador que acertou o resultado ganha a
premiação.
VI. PROCEDIMENTOS DO JOGO
São
feitas as apostas e depois de distribuídas as cartas verifica-se o valor de
face de cada cara e as suas somas.
VII. PREMIAÇÃO
O
valor do prêmio será o valor da aposta multiplicado pelo respectivo fator de
premiação. No caso do jogo de bacará, ao jogador que ganhe, será pago o valor
da aposta multiplicado pelo fator de multiplicação.
Na
ocorrência de vitória no jogo, o vencedor deverá dirigir-se ao caixa da sede,
acompanhado do croupier para receber o seu prêmio. Se o valor a receber for
inferior a R$ 5.000,00, o pagamento será feito em espécie. Caso o valor seja
maior do que esta quantia, será pago através de cheque nominal.
4. BASES TÉCNICAS
Após pesquisa de mercado durante 4
(quatro) meses chegamos a seguinte média diária de apostas:
Estes dados foram utilizados com a
finalidade de compor o valor do prêmio a ser recebido pelo jogador e os limites
de apostas do jogo de Bacará e de Dados.
4.1 Jogo de Dados
Para este jogo existem 15 (quinze)
dados, sendo que cada um deles possui 6 (seis) chances de resultado diferentes
e com as mesmas chances de ocorrer. Para encontrar o número de combinações
possíveis, utilizamos o Princípio Multiplicativo, que considera as 6 (seis)
chances de ocorrência de cada dado. Portanto, o total de combinações possíveis
é encontrado através da seguinte formulação:
= 470.184.984.576
Onde:
N = “n” possibilidades de resultado do
evento;
q = quantidade de eventos.
Para receber o prêmio é necessário que a
soma obtida pelas faces superiores dos dados seja igual ou inferior a 20 (vinte).
Determinando o número de casos favoráveis, percebe-se que existem 19
possibilidades de combinação dos 15 dados, lembrando que as jogadas são
independentes:
Para obter as combinações possíveis de
obter tais dados, independentemente da ordem dos mesmos, utiliza-se a fórmula
da Permutação com Elementos Repetidos:
Onde:
n!: é o número de dados.
n1, n2, n3...nk: é o número de vezes que cada elemento repetido aparece na
combinação.
Portanto, aplicando a fórmula para as 19
(dezenove) combinações, chegamos ao resultado de:
103.809
Aplicando-se a equação básica das Leis
da Probabilidade:
Onde:
N(x) = Número de casos favoráveis;
NCP = Número de casos possíveis;
Encontramos a probabilidade de
ocorrência de 0,0000221%.
4.2 Bacará
O valor da premiação será igual ao valor
das apostas multiplicado pelo respectivo fator de premiação.
As probabilidades serão dadas pela
seguinte fórmula:
Onde:
nf é o número de casos favoráveis (somar
9);
np é p número de casos possíveis;
nf(A) é o número de casos favoráveis de
apostas; e
np(A) é o número de casos possíveis de
apostas.
4.3 Bingo
O regime financeiro do jogo de bingo é o
de rateio do valor das apostas, onde o montante formado pelos participantes
servirá para pagar os prêmios e os carregamentos estipulados pelos
administradores. Como o valor a ser oferecido como prêmio é de livre escolha,
não haverá necessidade do uso de estatísticas para manter a solvência neste
jogo.
5. PREMIAÇÃO – BACARÁ e DADOS
5.1 Fator de Risco
O fator de risco, multiplicado pelo
valor da aposta, refere-se ao valor a ser pago pela casa de jogos ao
participante vencedor, de modo que esta também não tenha prejuízos. Porém deste
valor deverá ser reduzido os carregamentos da casa de jogos e adicionada uma
margem de segurança para possíveis flutuações. A fórmula esta especificada
abaixo:
Onde p(x) é a probabilidade do evento
“x” ocorrer.
5.2 Margem de Segurança
Adicionamos ao Fator de risco uma margem
de segurança de 95% de confiabilidade, para que o fator comercial final suporte
maiores variações de vitória dos apostadores. A fórmula está expressa abaixo:
Onde:
1,96 = valor tabelado da curva normal
padrão, admitindo-se 95% de confiabilidade.
5.3 Fator Puro
É o fator de risco, adicionando-se a
margem de segurança estatística. O fator puro será dado pelo inverso da
probabilidade de ganho de cada um dos jogos (fator de risco), dividido pela
Margem de Segurança.
5.4 Carregamentos
Para cumprir com suas obrigações, serão
aplicados ao fator puro os seguintes carregamentos:
Despesas Administrativas: Para pagamento
de funcionários, manutenção das câmeras, sistema de segurança, mesas de jogos e
equipamentos será destinado 6% (dez por cento) da receita comercial angariada
pela Casa de apostas.
Marketing: Para renovar e manter o
interesse dos apostadores nos jogos oferecidos será destinado 5% (dez por
cento) da receita comercial da casa para estratégias de marketing, desde propaganda
até contratação de especialistas para desenvolver novas ideias.
Este valor é foi estipulado porque se
trata de jogo de azar e, após atrair o público específico, trabalhamos com a
ideia de que este mesmo público se torne cativo.
Margem de Lucro Esperado: A margem de
lucro esperado será calculada através da seguinte fórmula:
Onde:
i = Taxa esperada de remuneração anual
do capital investido;
k = capital aplicado pelos sócios; e,
= receita anual da
seguradora.
Visto que o capital social desta Casa é
de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), a receita anual média é de R$ 30.000.000,00
(trinta milhões de reais) e que a taxa de remuneração média de mercado é 15% (quinze
por cento) chegamos a uma margem de lucro esperado de 10% ao mês sobre o prêmio
comercial deste plano.
5.5 Fator Comercial
O fator puro é suficiente apenas para
fazer face às despesas com os prêmios. Assim, quando o apostador vence o jogo,
devemos considerar também as despesas necessárias ao funcionamento da Casa de
Jogos, como as despesas administrativas, marketing e a margem de lucro
esperado. Essa taxa é conhecida como Taxa Comercial e é dada através da
seguinte formulação:
Onde: ϒ = carregamentos comerciais.
6. PREMIAÇÃO – BINGO
O valor será estipulado pela própria
administração da casa, conforme a quantidade de cartelas vendidas, contudo, o
valor sugerido é de R$ 1,00 (um real), visto que o Prêmio Puro é de R$ 0,80
(oitenta centavos), conforme segue.
A probabilidade de perda para a casa
nesta modalidade de jogo é zero, já que o valor da premiação será de 50%
(cinquenta por cento) sobre o montante do valor de venda das cartelas. A
proporção para as premiações também será de livre escolha da casa, respeitando
a premissa de que o valor recebido pelo “bingo” seja no mínimo o dobro do que o
recebido pela “linha”.
7. VALORES MÁXIMOS E MÍNIMOS DE APOSTA
O valor mínimo de aposta considerado
será o menor valor de uma ficha desta casa de jogos, no valor atual de R$ 1,00
para quaisquer dos jogos.
O valor máximo de aposta por modalidade
de jogo será encontrado considerando o caixa diário da Casa de Jogos, que foi
estipulado em 10% do seu Patrimônio líquido de R$ 20.000.000,00, ou seja, R$ 2.000.000,00
ao dia. Além disso, o risco de insuficiência de caixa deverá ser de, no máximo,
0,01%.
O Risco de Insuficiência de Caixa está
ligado à possibilidade de um apostador ganhar várias vezes seguidas, ameaçando
o bom andamento das finanças da Casa de Apostas. Para tanto é necessário que
haja dinheiro em caixa para pagamento de todas as apostas do dia e também para
administrar essa possibilidade de um jogador ganhar várias apostas em
sequência. Com base nisto, o valor
máximo das apostas se dará pela seguinte formulação, derivada da teoria de
Finetti:
Onde:
Cd = Caixa diário;
fc = Fator comercial;
ln(p(x)) = logaritmo natural da
probabilidade de ocorrência do evento x; e,
ln(i) = logaritmo natural da
probabilidade de insuficiência de caixa.
Abaixo se encontram os valores máximos
de aposta para cada uma das modalidades de jogos da casa, expressos em reais:
A atualização destes valores se dará
anualmente, conforme resultados dos cálculos expostos no Controle Técnico
Atuarial.
8. LIMITE DE RETENÇÃO
Esta consultoria atuarial entende que a
Casa de Jogos deve trabalhar com um Caixa Disponível Diário de R$ 2.793.195,59,
conforme os cálculos. Contudo, a atenção deve se voltar para o Jogo de Dados,
que tem probabilidade ínfima de ganho pelo apostar e sua premiação é alta.
Desta forma, haverá, no máximo, 1 (um) vencedor deste jogo por dia de
funcionamento.
9. RESGATE
Não é previsto, sob qualquer hipótese, a
devolução ou resgate dos valores aportados a título de aposta para os
apostadores.
10. IMPOSTOS E TAXAS
Os impostos e taxas incidentes ou que
venham a incidir sobre este tipo de Plano serão pagos por quem a lei
determinar.
11. DISPOSIÇÕES FINAIS
O foro competente para dirimir eventuais
questões oriundas do presente Documento será o do domicílio do participante.
12. CONTROLES, LIMITES E RECOMENDAÇÕES
Deverão ser
acompanhadas rigorosamente as operações por meio das disposições constantes no
Relatório de Controle Técnico.
As Bases Técnicas
utilizadas para formulação e estruturação desta Nota Técnica foram obtidas
através de observações de algumas Casas de Apostas. Sendo assim, manter
atualizadas as estatísticas de ocorrência registradas pela casa para que o
Responsável possa analisar se a metodologia adotada está de acordo com a
realidade aplicando as correções necessárias.
Durante o primeiro
ano de funcionamento deverão ser realizadas reavaliações bimestrais para cada
modalidade de jogo de forma que a receita seja suficiente para cobrir as
despesas operacionais e ainda propiciar margem de retorno adequada sobre o
capital investido.
Estas reavaliações, findado
o primeiro ano, deverão ser realizadas anualmente, e servirão como base para
possíveis reajustes no decorrer do tempo e também, sendo o caso, para
estruturação de um modelo de repasse dos riscos.
Canoas, novembro de 2014.
Claudemir Azevedo
Atuário
MIBA 7.776
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