Grandes avanços para os alunos de graduação da UFRGS - Blog do Estudante de Atuariais

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Grandes avanços para os alunos de graduação da UFRGS


No dia 03 de maio de 2012, em reunião da Câmara de Graduação (CAMGRAD), especialmente convocada para discutir as proposições dos Representantes Discentes do DCE Livre, aprovamos as Novas Regras Básicas dos Cursos de Graduação,  que trazem uma série de conquistas para os estudantes:

1. Fim da reprovação antecipada devido a notas parciais;
2. Garantia de vagas para todos os alunos em todas as disciplinas obrigatórias da etapa do curso em que ele se encontra.
3. Interrupção das atividades de ensino durante a Semana Acadêmica;
4. Os planos de ensino deverão conter obrigatoriamente o cálculo da nota final, bem como a nota final mínima correspondente a cada conceito;
5. Não serão mais prejudicados na frequência os alunos que ganharem matrícula depois do início do semestre;
6. Garantia aos alunos portadores de necessidades especiais do direito a métodos alternativos de avaliação conforme o caráter de sua necessidade;
7. A partir de agora, as atividades de recuperação somente poderão ser realizadas após um intervalo mínimo de 3 dias contados a partir do dia seguinte à publicação do resultado;
8. Ampliação do prazo para a solicitação da revisão de conceito para até 3 dias úteis contado a partir do dia seguinte à publicação do resultado.
A nova resolução precisa ser homologada pelo CEPE (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão) para entrar em vigor, o que deve acontecer no próximo mês.
A questão de devolução das provas (ou de cópia delas) foi discutida por horas, mas a resistência dos professores é muito grande. Pedimos um parecer para Procuradoria da UFRGS a fim de quebrarmos as resistências.
Quanto às provas subjetivas, sem critérios claros de correção, e das disciplinas com altos índices de reprovação também foram levadas à Câmara e serão mais amplamente discutidas nos próximos meses, quando decidiremos quais medidas serão cabíveis para revolver esses problemas.
Contamos com o trabalho dos Diretórios Acadêmicos e dos Representantes Discentes para cobrar a aplicação das novas regras nos seus cursos, orientando os alunos a abrirem processos para a Câmara de Graduação sempre que o plano de ensino de uma disciplina - que deve ser entregue já no primeiro dia de aula - não apresentar suas regras clara e completamente, ou estiver em desacordo com a legislação da UFRGS.
Ficamos a sua disposição.
Cleber Gugel Machado
Rafael Schultz
Renan Artur Pretto
Representantes Discentes da Câmara de Graduação (CAMGRAD)
www.dcelivre.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário